CALCÁRIO
Nos solos brasileiros, um problema recorrente é a acidez natural do solo. Solos ácidos têm presença de íons de hidrogênio (íons H+) e alumínio (Al3+), o que está diretamente ligado a pH do solo. O pH pode ser dividido em ácido, básico e neutro, sendo o neutro próximo de 7.
Valores de pH menores que 5,5 (pH ácido), resultam em baixa disponibilidade dos nutrientes para as plantas. O pH do solo, altera a disponibilidade de nutrientes. Onde para as plantas o pH ideal varia de 5,5 a 7, onde são disponibilizados os nutrientes essenciais.
Com o PH equilibrado, o sistema radicular fica bem distribuído e a posição dos nutrientes nas primeiras camadas do perfil do solo, permite que a raiz absorva água em profundidade e nutrientes nas quantidades necessárias.
A calagem, além de reduzir a acidez do solo, pode fornecer nutriente como cálcio e magnésio para as plantas. A calagem é uma importante etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola.
Alguns benefícios com a calagem são:
- Correção da acidez do solo;
- Fornecimento de cálcio e magnésio para o solo;
- Cria um ambiente para o desenvolvimento radicular;
- Crescimento radicular pelo cálcio;
- Aumenta a disponibilidade de fósforo;
- Melhora da toxidez de alumínio e manganês;
- Melhora a mineralização da matéria orgânica;
- Nas propriedades físicas do solo, melhora a agregação.
O custo é muito baixo, representa uns 5% do custo total de produção, comparado aos efeitos positivos que a calagem pode trazer para sua propriedade, o retorno é garantido.